Segundo alguns analistas do mercado de criptomoedas, a queda do bitcoin ocorre principalmente pela chamada realização de lucros, que é quando investidores vendem um ativo que se valorizou e obtém lucro pela diferença entre o preço pago e o de venda. No entanto nos últimos dias o preço da moeda digital caiu mais de 20% chegou ao preço a 42 mil dólares, se tornado um susto para todos os holders. Como se não bastasse o Ethereum e várias outras criptomoedas também enfrentam a mesma tempestade de catalisadores de baixa.
Mas o que está acontecendo?
Temores com a variante do corona vírus omicron, e o aumento dos rendimentos dos títulos do Tesouro dos EUA podem estar fazendo bastantes investidores a abandonar os investimentos mais arriscados como os das criptomoedas, e migrando para investimentos com menor chances de perda e maior facilidade de liquidação.
Também temos acompanhado relatos de restrições regulatórias de alguns países, como a China baniu efetivamente as transações com criptomoedas e mineração no país, a Índia com uma nova legislação que pode proibir as criptomoedas no país e o projeto de lei de gastos dos EUA que quer colocar impostos para corretores de criptomoedas.
As criptomoedas vão continuar caindo?
Tudo indica que não, pois o interesse por moedas digitais aumentou muito este ano e a indústria continua crescendo. Mas podemos comparar o mercado de ações, onde é difícil prever altas e baixas. Mas com tantas leis entrando em vigor em diversos países, é melhor sempre pensar nos riscos a curto prazo em fazer investimentos neste tipo de ativo digital. Uma boa ideia é fazer compras pequenas e constantes seja de Bitcoin ou qualquer outra moeda digital, em vez de comprar grandes quantidades, mesmo agora que o valor pode continuar caindo, ou decolar de vez.